Dupla de irmãs portuguesas ganha competição internacional de robótica para crianças

O que acontece quando as mentes criativas de duas irmãs de 7 e 9 anos se juntam ao gosto pela criação de robots? O resultado é um projeto que conseguiu alcançar o primeiro lugar do pódio da Wonder League Robotics Competition com uma história inspirada no universo animado da série O Mundo de Craig.

Desde 2015, a Wonder League Robotics Competition tem vindo a incentivar os “techies” mais novos a ganhar o gosto pelo mundo da robótica. Uma dupla de irmãs portuguesas, Beatriz e Flor, de 7 e 9 anos, venceu a edição de 2020 da competição que contou com mais de 8.400 crianças, em 4.500 equipas de 91 países.

As irmãs, que estudam na Escola Básica de Penamacor, já tinham participado na edição de 2018-2019 do evento, conseguindo alcançar o Top 5 na sua categoria. Este ano, a história foi diferente e, com o projeto Mountain Explorers, Beatriz e Flor chegaram ao primeiro lugar do pódio na faixa dos 9 aos 11 anos.

A inspiração por trás do projeto? O universo animado da série O Mundo de Craig do Cartoon Network. À aventura criada e protagonizada pelas personagens do desenho animado juntou-se Dash, um dos robots da Wonder Workshop construído e programado pelas jovens.

Seguindo as instruções de Beatriz e Flor, o pequeno autómato foi capaz de realizar tarefas como diferenciar edifícios de cartão, ajudar a desativar “armadilhas” e até operar uma catapulta caseira feita com rolos de papel higiénico e elásticos. E porque uma história tem mais graça quando há música, as irmãs escreveram e apresentaram uma canção sobre as aventuras de Craig e amigos, com direito a robots dançarinos e um pequeno espetáculo de luzes.

A organização do evento, que anunciou os vencedores através de uma transmissão ao vivo no YouTube, destacou a criatividade das irmãs, assim como a sua astúcia. As inscrições para a próxima edição do evento vão abrir em breve e os mais novos interessados em dar cartas no mundo da robótica a nível internacional podem acompanhar a abertura das candidaturas no website do evento.

FONTE: Sapo